quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ANÁLISE DE VÍDEO


objetos de aprendizagem 3
OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM no formato VÍDEOS
         O vídeo escolhido para análise foi Mão na Forma – Os Sólidos de Platão de 10 minutos disponível em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4816.
         O vídeo foi extraído de uma série intitulada Mão na Forma que tem por objetivo trazer a Geometria encontrada na natureza para as aulas de Matemática de forma agradável e compreensível.
       O conteúdo matemático, as regras geométricas são apresentadas através de brincadeiras e exemplos práticos utilizando-se de conceitos com linguagem correta e clara especificando cada detalhe dos sólidos e explorando muito bem as figuras no qual são constituídos fazendo relações e estimulando a constante observação de tudo que nos rodeia.
O material é interessante podendo o aluno observar, identificar e construir sólidos geométricos, ampliando sua percepção espacial. Juntamente com o vídeo existe um arquivo com dicas pedagógicas ao professor para poder organizar e complementar suas aulas, permitindo a realização de experiências matemáticas sendo adequando as séries propostas que seriam 8º e 9º anos.
         O vídeo faz bom uso de sons e imagens sempre partindo do concreto, com bastante ênfase nas formas grandes e coloridas o que torna o visual muito agradável e chamativo.
        Eu utilizaria em sala de aula este material, porque seria um complemento interessante. O vídeo seria utilizado como ILUSTRAÇÃO, segundo MORAN (1995), o vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala em aula, a compor cenários desconhecidos... ajuda a situar os alunos no tempo histórico, trazendo para sala de aula realidades distantes doa alunos. Após a apresentação do vídeo seriam discutidas e debatidas as informações nele apresentadas e seriam solicitadas construções como as demonstradas para a análise e verificação concreta das montagens propostas pelo vídeo.

Bibliografia
MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Texto publicado na Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário